Pesquisar Por saber

Pesquisa personalizada

domingo, 2 de maio de 2010

Roma e seus vícios

Roma foi um grande império. O quarto grande império logo após a Grécia que dominou os quatro cantos da terra, sob a liderança de Alexandre Magnus - mas conhecido com O grande - Roma se destacou pelos grandes líderes e imperadores que atuaram em seus tempos de glória. Muitos foram os motivos pelos quais o governo romano faliu. Porém seu estilo de vida, filosofia, prazeres, diversão e cotidiano, ainda hoje, fascinam as pessoas do mundo todo.
Seus vícios, revelavam a devassidão em que viviam o cidadãos de Roma, assim como, seus governantes também. Ao voltarmos nosso olhar para o passado enxergaremos uma intensa busca por prazeres. Recurso utilizado pelos Líderes da época para diminui a insatisfação do povo em relação ao seu governo. Isto acabou alimentando ainda mais a busca pelo vício. Daí surgiu a expressão em latin: panis et circenses [ludi], que significa "pão e [jogos]circenses", ou mais popularmente pão e circo. A frase teria sua origem nas Sátiras de Juvenal, mais precisamente na décima (Sátira X, 77–81).
Espetáculos sangrentos, como os combates entre gladiadores, eram promovidos nos estádios para divertir a população; nesses estádios, pão era distribuído gratuitamente.
Da vida romana surgiu a ideia dos “sete pecados capitais”.

<

Nenhum comentário:

Postar um comentário