Pesquisar Por saber

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Poder das Palavras

 Qual é o valor de uma palavra? O que elas representam para quem a fala e para quem ouvi? São apenas o conjunto de sílabas e fonemas?
Todos nós alguma vez já usamos a expressão: "Não estou falando da boca pra fora!", o que estamos querendo dizer é que as palavras que pronuciamos tem sentido, ou seja sentimento, expressa o que sentimos e pensamos. Pense em uma música. Uma música com letra com certeza é mais fácil de apreciar do que uma intrumental, não que estejamos comparando o estilo musical, porém, neste primeiro caso a palavra nos coloca em contato imediato com os sentimentos e emoções do compositor, sendo que elas traduzem para nosso intelecto tais fenômenos. "A música seria a mais belas das artes, se não fosse a Oratória." Johan Wolfang Goethe.
 O poder que as palavras tem, não pode ser ignorado. Através delas grandes discursos foram proferidos em favor da humanidade. Palavras ditas para acabar com a escravidão, com a corrupção em todas as suas formas, com estruturas de injustiças, para formar opinião e outro motivos nobres pelos quais devemos usar as palavras. Claro, as palavras já foram usadas e provavelmente continuará sendo usada indevidamente, não obstante, o diferencial de palavras ocas daquelas vivas e frutíferas é a própria vida de quem as pronuncia. Se o vocábulo revela a substância do coração, então, o individuo o expoe quando fala. A falta de sincronia entre o interior humano e as palavras podem dizer alguma coisa sobre sua veracidade. Hitler queria construir uma raça melhor, contudo, destruiu a vida de milhares ou trilhare de judeus. Vida Irônica não acha?
Que vivam as boas palavras em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário